4. Teoria do Leader-Member Exchange (LMX)
Objetivo: Entender a interação entre líderes e seguidores ( tirando o foco do
líder e do contexto);
Seguidores poderiam possuir dois diferentes tipos de relacionamento com o líder:
- out-group :baseado, somente, no contrato formal de trabalho, onde o indivíduo possui os papéis plenamente definidos;
- in-group: pautado na confiança, no respeito e no alto envolvimento, onde o indivíduo detém papéis expandidos.
Conclusões:
- Pesquisas empíricas sugerem que: relacionamentos de alta qualidade geram melhores resultados (GERSTNER; DAY, 1997),
Críticas:
- Poderia provocar injustiça no ambiente de trabalho, pois líderes não dão tratamento igualitário para com todos os seus subordinados;
- Algumas ideias básicas não foram totalmente desenvolvidas- exemplo: como se constrói uma interação de alta qualidade (NORTHOUSE, 2010).
5. NOVA LIDERANÇA
- A partir da década de 80 novas abordagens ganham espaço, em especial a liderança carismática e a transformacional;
- Schermerhorn et al.(1999) tratam este grupo como A Nova Liderança e Robbins (2002) trata como Teorias Neocarismáticas.
Objetivo:
- Tentar explicar como líderes conseguem altos graus de comprometimento dos liderados (SANTOS, 2003).
Nova Liderança - Liderança carismática
Líderes Carismáticos:
• Possuem forte necessidade de poder;
• Conseguem ter um efeito profundo em seus seguidores;
• Possuem, geralmente, um vínculo emocional único com seus seguidores;
• Carisma é um elemento capaz de ser atribuído.
Características fundamentais para que os líderes
sejam percebidos como carismáticos:
1.Autoconfiança – possuem confiança plena no
próprio julgamento e habilidades;
2.Visão – apresentam uma meta idealizada que
propõe um futuro melhor;
3.Habilidade de Articulação – esclarecem e
formulam sua visão demonstrando uma
compreensão das necessidades dos seguidores;
4.Forte convicção – são: fortemente
comprometidos, assumem riscos , se sacrificam para
realizar o que pretendem;
5.Comportamento fora do habitual – adotam atitudes
modernas, não convencionais e contrárias às normas.
despertando surpresa e admiração nos seguidores;
6.Agentes de mudança – são percebidos como agentes de
mudança radical;
7.Sensibilidade ao ambiente – fazem avaliações realistas das
imposições ambientais e dos recursos necessários para provocar
a mudança.
Nova Liderança - Liderança Transacional
Líder transacional: motiva seus subordinados, via recompensas pelos serviços
prestados.
- Envolve um compromisso "follow the rules" (seguir as regras);
- Manter estabilidade ao invés de promover mudanças;
- Monitoramento e controle dos empregados por meios de métricas racionais ou econômicas.
Nova Liderança - Liderança Transformacional
Busca a motivação, moralidade e ética, tanto de seguidores quanto dos líderes, por
meio da sobreposição dos interesses individuais aos coletivos.
Possui 5 componentes básicos:
1.Influência idealizada: elevados padrões de conduta moral e ética,
elevada consideração pessoal, e que geram a lealdade dos seguidores.
2. Inspiração motivacional:
- Estimulação do entusiasmo;
- Construção de confiança;
- Visão baseado em valores e em ideais,
- Inspiração dos seguidores utilizando ações simbólicas e a linguagem persuasiva.
3.Estimulação intelectual:
- Desafiam normas da organização;
- Incentivam o pensamento divergente;
- Estimulam seguidores para desenvolver estratégias inovadoras
4.Consideração individual:
- Reconhecem as necessidades de desenvolvimento de seus seguidores;
- Realizam o papel de mentores e escutam os conselhos de seus seguidores.
5. Carisma.
Considerações:
- A liderança transformacional (Transformational Leadership) é a teoria que apresenta a maior presença entre os trabalhos contemporâneos;
- Teoria que tem embasado a maioria dos trabalhos sobre liderança, desde meados da última década do século XX.
Referências:
- Artigo: Estudos sobre Liderança segundo o The Leadership Quarterly: Quo Vadis? Uma Análise Bibliométrica de 2008 a 2013 Autoria: Lucas Martins Turano;
- Livro: O Líder Eficaz de Cecilia Bergamini;
- Dissertação : Os estilos de liderança e as principais táticas de influência utilizadas pelos líderes brasileiros de Vitor Luciano de Almeida Benevides;
- Disssertação: Liderança para a rede de co-produção do bem público: um estudo de caso no centro cultural escrava anastácia de Mônica Ramos Carneiro.
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